A presença já não é o que era

May 04, 2008



Trackbacks

No Trackbacks

Comments
Display comments as (Linear | Threaded)

estamos-nos a tornar todos deuses do online

mau, isto não pode ser só o nome... comecei hoje de manhã a escrever um post exactamente sobre esse assunto.

Sunday, May 4. 2008 at 00:49 (Reply)

Presença sempre me pareceu mais significativo como uma representação tua online, um avatar no sentido original de presença (se preferires) do que um mero sistema de anuncio de disponibilidade.

Twitter parece-me ser presence com spooling e sem obrigatoriedade de autorização. Isto é o tipo de coisa que devíamos (se calhar) estar a oferecer em IM como opção. Acho que já me ocorreu um um mecanismo cool para integrar isto :-)

Outro ponto: Não é pull. Isso é mais uma questão de como o cliente trata os dados, sim tecnicamente são polling, mas logicamente é push.

Sunday, May 4. 2008 at 01:12 (Link) (Reply)

Presença como mecanismo de propagação de mais meta-informação acerca do "todo eu" sim, muito útil, concordo.

Logicamente é o que o teu client fizer. Na pratica podes usar XMPP (para tirar proveito da ligação persistente) fazer queueing das mensagens à mesma, replicando aquilo que tenho com o twitterrific.

Acho que esta conversa toda sobre XMPP vai dar toda a uma eterna pergunta: Quando raio é que o pubsub fica fechado, implementado e widespread??

Sunday, May 4. 2008 at 18:36 (Reply)

One worHH^H link http://twitter.com/ev/statuses/801530348

Sunday, May 4. 2008 at 03:30 (Reply)

Yeah right...

Sunday, May 4. 2008 at 18:32 (Reply)

O teu penúltimo paragrafo safou o post ;-)

Eu ia responder que a presença não é binária e que tem níveis, além do que com PEP (o tal XEP-0163 que mencionas) e outros XEPs on top, tu passas a tua Presença a vários níveis (GeoLoc, Avatar, Tunes, Mood, etc, etc), mas felizmente tu tb tens essa ideia já.

Ter XMPP no telemovel é para mim uma questão de infraestrutura e não de IM. O telemovel é o melhor device para fonte de geo-location que tenho, e eu preciso de fazer chegar essa informação à rede. É também um ponto onde eu posso mudar a minha meta-presença e propagar para todo o lado.

Quanto ao twitter, sim, ter aquilo em real-time é loucura. Já me deixei disso. Acho que podes classificar o Twitter como IM fire-and-forget, um IM em que a parte boa é que não vais receber a resposta em real-time. É um IM sem muito risco de perder produtividade, envias sabendo que a boca que estás a mandar não passa para uma conversa de 5 minutos.

No meio disto tudo, o que faz o XMPP pelo twitter? Bem, eu sei que não usas o Bot, mas se tiveres uns minutos, liga-o, e espera por uma mensagem com o XML debugger aberto. Podes desligar, e ficar impressionado :-).

Para te poupar o trabalho, as mensagens IM vem com um documento Atom estupidamente rico. Sim, tem um com o textinho, mas o resto é muito muito melhor. Tem lá tudo que é preciso para que o teu cliente de IM actual seja tb o teu twirrific: mensagens desses sites não são poped-up mas vão parar ao teu Message Center. Tenta lá Cmd-2 no teu cliente de IM: passa-se aquilo para um look tipo twirific e já tá...

A parte que sempre me rio quando os twitter dudes dizem que a vasta maioria dos acessos ao site dele são à API, é pensar em todos os twiriffic a fazerem pooling louco ao site de x em x minutos. É um desperdicio brutal. Se em vez disso tivessem uma ligação XMPP e usassem isso para obter as notificações, toda a gente ganhava com isso.

A minha relação amorosa com o XMPP foi sempre mais na parte de automatização e app2app que propriamente IM. Por isso o twitter é para mim o exemplo mais triste, o fracasso mais interessante, uma das maiores oportunidades perdidas para ter uma aplicação verdadeiramente a correr sobre XMPP sem ser IM. Enfins, talvez o próximo twitter seja mais inteligente.

Mas nem tudo está perdido. Basta olhar para esta página, por exemplo: http://groups.google.com/group/twitter-development-talk/web/jabber-pubsub

Basicamente hoje, podes usar XMPP para receber TODAS as status changes. A maior parte dos mashups que precisam de aceder ao stream de status estão a usar isto.

A ver vamos.

Inté,

Sunday, May 4. 2008 at 09:33 (Link) (Reply)

Concordo plenamente com tudo o que dizes. E sim, esqueci-me de mencionar a página de testes de pubsub e XMPP do Twitter.

Eu acho que eles andam preocupados demais com a questão da estabilidade do serviço para pensar no resto, o que é um pena, sinceramente. Como eu os percebo, de certa maneira.

Anyway, o meu post também uma reflexão para mim. Às vezes precisamos de meter as ideias por escrito para elas ganharem estrutura.

Eu acho que há uma grande janela de oportunidade para o XMPP com o mundo móvel, com o pubsub e com as lições de comportamento e sucesso que podemos retirar do IM, E-Mail e, claro, o Twitter.

Sunday, May 4. 2008 at 18:29 (Reply)

defendi que o Instant Messaging não tem interesse absolutamente nenhum num telefone móvel.

no telemóvel já nos habituamos a que o outro lado pode não estar online, leia-se, tenha o telemovel desligado, esteja a falar, ou até mesmo sem rede/bateria. O IM/ou outro que se aproveite disso, vem trazer o verdadeiro significado da notificação "online".

Informação de presença não é.

Não é nada que ainda não tenhamos, verdadeiramente. É o passo para a necessidade (que concordo) de meta-informação.

Acrescentaria também mais um dado aos teus 4 pontos,

5) O facto de ser facil o lurking, estar a viver a vida de alguém, seja por acções (filmes,novelas,shows) seja por texto (blogs, twitter, IM).

Ainda sobre o teu ponto 3, o facto de não haver um grande arquivo de "log" das mensagens públicas de quem segues, da-lhe uma necessidade e vicio de estar sempre ligado para não perder pitada. Ainda na sexta quando ia para o pub, disse "vou deixar o laptop ligado para receber as notificações do twitter e ler mais tarde".

até que ponto a presença vista como informação de disponibilidade, um dos bastiões das plataformas emergentes de messaging dos últimos anos (IMS, SIP e SIMPLE, XMPP, etc.), continua a ser importante?

Muda aquilo que não tens actualmente. Pegas na tua lista telefónica e queres saber se algum dos teus amigos já acordou e o que ele está a fazer num domingo de manhã, antes da missa :-)

Sunday, May 4. 2008 at 10:57 (Link) (Reply)

Ainda não cheguei à fase do lurking, mas hey, eu próprio não percebo bem o Hi5 por isso.

Quanto ao resto já percebi que tenho de estar mais atento ao teu "projecto" :-)

Sunday, May 4. 2008 at 18:32 (Reply)

eu próprio não percebo bem o Hi5 por isso

Lousy first time user experience. Facilitava se tivesses amigos que usassem realmente a coisa. Sempre podes criar um perfil e importares para lá a tua address book, para ver quantos deles tem perfil. Facilita a adopção da coisa.

Sunday, May 4. 2008 at 19:20 (Link) (Reply)

É curioso ler este teu post, e usando eu o twiter há algum tempo tenho duas notas:

- lista de contactos: tenho sido muito cauteloso com quem adicione, é um pouco como referes, escolhes umas pessoas outras adicionas porque não queres dizer que não... etc.. o certo é que o meu attention span tem limites, claro e não consigo acompanhar todos, pelo que algum limite impõe-se! :-)

- O aspecto que eu gosto mais do twiter é o facto de eu o considerar como a primeira app realmente transient, isto é, não limitada ao facto de eu estar online. O Twitter encontra-me quer eu esteja online ou simplesmente offline e acho que isso sim é um aspecto interessante. É uma janela aberta qd não estou online, recebo um sms, vários, não interessa e é um canal bidireccional que me permite responder se assim o entender. Se não o fizer é curioso, porque não deixo de ter uma impressão que sei o que está a acontecer online, o que claro depende de quem eu sigo...

são só umas notas mentais, claro...

mas ainda acho que este tema e em particular o plataforma de notificiações (where ever you are) tem um potencial brutal!

Monday, May 5. 2008 at 13:40 (Link) (Reply)


Read the disclaimer first
Add Comment

Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA 1CAPTCHA 2CAPTCHA 3CAPTCHA 4CAPTCHA 5


 
 

Semantic Me

Recent Twits

Quicksearch

Calendar

« July '08 »  
Mo Tu We Th Fr Sa Su
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 11 12 13
15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Categories

Archives